quarta-feira, 7 de março de 2012

Matemáticos que se destacaram na Geometria Analítica

·         Apolônio:
Durante o período da “Idade Áurea” da Matemática, Apolônio era um dos grandes nomes da época. Ele, que segundo relatos, foi tesoureiro-geral de Ptolomeu Filadelfo e escreveu uma obra chamada “Resultado Rápido”, obra atualmente perdida, que relatava processos rápidos de cálculo. Possuía outras obras, muitas delas também perdidas, entre elas: “Como dividir uma razão”, “Cortar uma área”, “Sobre secção determinada”, “Tangências” (ou “Contatos”), e “Inclinações e Lugares Planos”. Seis de suas obras incluem-se em tratados mais avançados (hoje perdidos) de Euclides, que se encontram na coleção “Tesouro da análise”. Sua contribuição sobre Geometria Analítica para o “Tesouro” de Euclides fez com que ele merecesse o título de “O Grande Geômetra” na antiguidade.

·         Fermat:
Grande rival de Descartes, Fermat estudou direito em Toulouse, chegou a exercer, porém, dedicou-se à matemática por puro prazer. Em 1629 começou a fazer descobertas de importância capital em matemática. Como resultado do seu trabalho de restauração da obra “Lugares Planos”, de Apolônio, descobriu em 1636 o princípio fundamental da Geometria Analítica.


·         Plücker: 
Julius Plücker foi educado em Heidelberg, Berlim e Paris, França. Ele foi nomeado para Bonn, em 1829, e tornou-se professor de matemática em Halle, em 1834, em seguida, em Bonn, em 1836. Ele fez importantes contribuições à Geometria Analítica e à Física. Ele iniciou a investigação de configurações geométricas associadas com complexos de linha. Neste modo de especificar as coordenadas de um ponto a uma equação linear, isto é, de todas as linhas através do ponto enquanto a linha tem um par de números, ou seja, a X e Y coordenadas do local onde ela corta os eixos. Seu trabalho na combinatória considera sistemas do tipo Steiner. Ele também introduziu a noção de uma superfície regrada e foi o responsável pela aritimetização da Geometria Analítica.


 ·         Descartes:
                René Descartes, responsável pela relação entre Álgebra e Geometria, que resultou no Plano Cartesiano, consequentemente, criando a Geometria Analítica.Descartes utilizou o Plano Cartesiano no intuito de representar planos, retas, curvas e círculos através de equações matemáticas. Os estudos iniciais da Geometria Analítica surgiram com as teorias de René Descartes, que representavam de forma numérica as propriedades geométricas. A criação da Geometria Analítica por Descartes foi fundamental para a criação do Cálculo Diferencial e Integral pelos cientistas Isaac Newton e Leibniz, e também da Cartografia, ligada à construção de mapas.


Fontes bibliográficas:

A História da Matemática (Carl B. Boyer)
Math.Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário